segunda-feira, 28 de março de 2011

xiii... no mundo da lua

No mundo da lua
Se você é do tipo que até tenta, mas não consegue prestar muita atenção nas aulas, e acaba viajando na maionese dia sim, outro também, aí vão algumas dicas de como botar uma ordem nos pensamentos, para se concentrar no que realmente interessa

Por Rita Trevisan e Giovana Pessoa



Imagens: Shutterstock / Tavs

Nosso cérebro funciona como um computador, com várias pastas que guardam nossa memória. Quando precisamos lembrar algo, é só procurar nesses arquivos. Mas tem uma coisa: para conseguir armazenar as informações, é preciso prestar atenção no que está rolando ao nosso redor, como na aula, por exemplo.
"Se a garota estiver distraída, os estímulos externos, no caso as palavras do professor, poderão passar completamente despercebidos", explica a psicopedagoga Silvia Amaral.
É justamente o que acontece quando ficamos sonhando com o Justin Bieber e nem conseguimos escutar direito o que o prófi está dizendo.
Daí, na hora de estudar, é como se nunca tivéssemos ouvido sobre aquele assunto. E taí o perigo: as notas vão acabar caindo de bobeira! Por saber disso é que o professor chama a atenção da galera quando pega alguém conversando, trocando bilhetinhos ou fuçando no celular. Afinal, quando tentamos fazer duas coisas ao mesmo tempo, acabamos dividindo a nossa atenção entre elas e não completamos nenhuma direito. "Você pode até continuar acompanhando o que o professor fala enquanto mexe no celular. Mas pode ter certeza de que, depois, não vai conseguir lembrar quase nada do que foi dito", alerta Silvia. E o pior é que, pra recuperar o tempo perdido, você vai ter uma baita trabalheira: acabará precisando estudar mais e, além de perder tempo, vai terminar a tarefa muito mais cansada e estressada.
TÁ DIFÍCIL se concentrar?
Às vezes, parece impossível manter a atenção numa coisa só. Mas pode acreditar: se fizer uma forcinha, vai conseguir. "A concentração é um hábito. Se começamos a nos empenhar para prestar atenção em algo, logo nos acostumamos e aí o esforço passa a ser cada vez menor", explica a psicopedagoga Georgia Vassimon. Ela e outros especialistas separaram algumas dicas bacanas para você começar a treinar essa habilidade já!
Imagens: Shutterstock / Tavs

ANTES da aula

- Separe o seu material e o uniforme um dia antes da aula, principalmente se vai de manhã à escola. E durma bem, o suficiente para acordar sem sono. Assim, vai chegar ao colégio na hora certa, tranquila e bemdisposta, e conseguirá prestar mais atenção no que precisa.

- Além de copiar o que está na lousa, vale ir anotando tudo o que o professor disser e que você achar que é importante. Isso ajuda a manter a concentração na aula e a lembrar o que aprendeu depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário